quinta-feira, 10 de julho de 2008

Microsoft Silverlight

Microsoft Silverlight é um software de tecnologia para navegadores e plug-ins da nova geração. Desenvolvido para competir com o Adobe Flash, o Silverlight oferece uma nova experiência para aplicativos ricos e interativos na internet.

Através deste plugin é possível visualizar animações, vídeos e aplicativos produzidos nesta plataforma, a qual tem como proposta arrebatar grande percentual de usuários da internet, tornando-se indispensável para visualização de vídeos e websites, assim como é o Adobe Flash atualmente.

O maior destaque fica por conta da transmissão de vídeos, que utiliza o codec VC-1 para fornecer uma transferência de dados com maior qualidade e ainda a possibilidade de trabalhar com resoluções em Full HD (1080p). Vale ressaltar o uso da aceleração de hardware 3D, também presente para acirrar a corrida pela tecnologia que dominará o mercado.

Características

* Oferece uma experiência ampla na incorporação de vídeos, animações e interfaces interativas.
* É pequeno e de fácil instalação, possuindo menos de 2 MegaBytes.
* Pode criar e trabalhar com gráficos vetorizados, assim como textos, animações e sobreposições que interagem com gráficos e efeitos de alta qualidade.
* Os desenvolvedores podem criar aplicativos programando em diversas linguagens, dentre elas: AJAX, C#, Python, Ruby e Visual Basic.
* Foi produzido para funcionar em plataforma-cruzada. Em outras palavras, foi projetado para trabalhar em diversas arquiteturas e sistemas operacionais.

Transmissão de áudio e vídeo

A tecnologia do Silverlight foi empregada para gerar novas soluções de transmissão com alta qualidade, possibilitando alcançar patamares nunca conquistados. Para isso, é possível usar o Microsoft Expression Media Encoder e outros ambientes de edição. Ótimo para que webdesigners possam ter controle completo sobre suas aplicações.

Entre as principais características de transmissão estão: suporte a biblioteca API, possibilidade de usar ferramentas da Microsoft ou de terceiros, trabalhar com qualidade de streaming maior que a de DVDs (HDTV) e também permissão para hospedar arquivos de vídeo/áudio maiores que 4 GigaBytes.

Nenhum comentário: